Punir os agentes externos causadores da violência

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Antes de um crime acontecer, apesar das investidas contrarias da sociedade que clama por vingança (não confundam vingança com justiça), houve causas externas que se fossem sanadas poderiam evitar o surgimento de novos crimes. O crime em si, não seria tratado isoladamente, sem levar em considerações a influencia da sociedade e os poderes políticos envolvidos (os agentes externos), seria um evento global. O criminoso não seria julgado apenas pelo crime que cometeu, mas os agentes causadores da violência externa também seriam julgados. Se uma pessoa foi humilhada numa universidade e por causa disto pegasse uma metralhadora e matasse uma multidão. Não só o crime dele seria punido, como também aqueles que o humilharam seriam punidos e condenados, criando um atenuante para o criminoso. Dependendo do grau de ofensa e as motivações do crime, o criminoso, apesar de ter cometido um crime, seria inocentando, e todos os envolvidos seriam punidos rigorosamente. Este processo sõ poderia ser estendido uma vez, para que não surgisse um efeito em cascata infinito. E para cada crime, somente um agente causador externo seria punido.

Desta maneira a sociedade seria obrigada a questionar as motivações de todos os criminosos, e quanto a sociedade errou e em quê ela precisa mudar. A sociedade saberia que não pode humilhar uma pessoa, porque isto poderia ocasionar ou um crime ou um suicídio. Entre os agentes causadores da violência poderão estar: o estado(que seria obrigado a pagar uma indenização ao criminoso), a vitima(devido as motivações que ela deu ao criminoso), a família(devido a educação que ela deu para o criminoso) e todos os envolvidos que geraram algum tipo de perturbação psicológicas ou físicas, como: humilhações, ofensas, traição, etc. Mesmo que outra pessoa tenha passado pela mesma ofensa e não tenha cometido nenhum crime, mesmo assim as justificativas não seriam anuladas. Porque cada pessoa é diferente e age diferentemente aos mesmos estímulos.

Levaria em conta, obviamente, a culpa individual, mas nunca se esqueceria dos erros que a sociedade cometeu contra o criminoso. Seria criado a co-autoria de um crime, os agentes externos por discriminações ou ofensas, ou omissões, ou torturas psicológicas e físicas seriam co-autor de um crime caso o envolvido se rebelasse. A sociedade seria obrigada a mudar a relação que tem com o individuo, o respeitando mais, e criando um ambiente harmonioso, tanto no campo psicológico como no material, para evitar que as pessoas se tornem criminosas, e a sociedade não seja punida por ter criada um criminoso. Discutirias não somente o crime, como se fosse uma fotografia congelada, mas discutiria tanto os antecedentes(passado e as motivações do crime), quanto o futuro e a reabilitação do criminoso.

Eu sei que não escrevo tão bem assim e nem que consigo coordenar o texto linearmente, concatenando os temas de maneira lógico, o tornando rocambolesco, cometendo faltas e lacunas. Por isto, se alguém tiver alguma indagação a fazer, ou alguma pergunta ou critica ou se discordarem de algum ponto, que possa enriquecer este texto, o tornando mais completo, por favor, o faça urgentemente.

0 comentários: