Efeitos da humilhação

sábado, fevereiro 03, 2007

A humilhação é um dos piores crimes que uma pessoa pode cometer contra outra. Apesar de não ser valorizado pela sociedade. Somente que é humilhado pode saber o grau de sofrimento que carrega e os traumas psicológicos, muitas vezes eternos. E como a personalidade é deformada. Por mexer definitivamente com a auto-estima, auto-imagem e autoconfiança da pessoa.

Na humilhação e estupro, por exemplo, que também é uma forma de humilhação, ou até mesmo no seqüestro ou outras formas de violência onde à pessoa sofre abusos físicos e psicológicos, e na maioria das vezes, os psicológicos são mais dolorosos que os físicos. Porque alteram o que é mais sagrado no ser humano, a sua “alma” e “coração” a maneira que funcionam e como vêem a sai mesmo e a realidade. A partir daí cultivam um pessimismo crônico e entram em depressão e perdem todo o sentido da vida. As pessoas perdem totalmente ou parcialmente a confiança na humanidade e em si mesmas. Quando a pessoa perde a confiança, ela para de agir, de perseguir os sues objetivos e desejos, se anula; acha que não merece ser feliz e se “alegra” com sua estupenda infelicidade. E resolvem se isolar. E ocorre uma morte em vida. A pessoa se sente morta e age como se estivesse morta. Uma morte social porque se excluem da sociedade, e uma morte individual, porque perdem o amor próprio. E muitas vezes acabam se suicidando. E eu, obviamente, sei tudo isto, porque eu sinto tudo isto.

A sociedade não valoriza a humilhação como um crime hediondo porque os autores da sociedade são as mesmas pessoas que humilhavam os outros. São aqueles que se formaram. Ou estão agindo na política, ou na economia em grandes empresas privadas. Os humilhados têm um ego cavalar, e um sentido de liderança nato, são os reis da competição e por isto estão no topo. Enquanto os humilhados desistiram de seus objetivos, querem se isolar da sociedade, não vencem na vida, são frágeis e deprimidos e não podem exercer nenhum efeito na sociedade. No máximo são gênios de saúde física e mental debilitadas, atormentadas por inúmeros fantasmas. Brigam entre a sanidade e a insanidade. Hora são deprimidos outras vezes são irascíveis e violentos. Buscam no pensamento, na filosofia ou nas artes uma forma de expressar as suas angustias e dar algum sentido ao emaranhados de dor que permeia todo o seu ser. Buscam nas artes uma fuga de seus problemas. Mas nunca estão satisfeitos. Nunca conseguem ser independentes, vivem dependurados num outro (quando são capazes de confiar em alguém) e os utiliza como escudo para protegê-los da sociedade. Vivem eternamente em crise. E no meio de uma crise e outra realizam uma obra-prima. Que posteriormente a sua morte serão compreendidas. A historia da humanidade e as suas leis são criadas pelos vencedores ( e muitas vezes eles são os piores criminosos que existem) e não pelos perdedores.

Quando os humilhados se rebelam. Eles trazem a tona todo o ódio que estava guardado e todos os “sapos” que engoliram e todo o sofrimento que suportaram em silencio. Eles se tornam loucos e se transformam em psicopatas, criminosos ou fanáticos que querem destruir a humanidade. E ai, os autores desta humilhação, aqueles que estão no topo e criaram as leis, prendem os “criminosos”, os submetem a todo tipo de violência, chamam-nos de monstros e fazem uma apologia a ética e ao amor ao próximo.

0 comentários: