Manifesto contra o trote

sábado, fevereiro 10, 2007

O trote é sempre a submissão de uma pessoa a outra superior, ou que esteja num estado de superioridade. É uma brutal e violenta humilhação publica, que fere a honra a integridade moral, psicológica, e o livre arbitro. É uma hierarquia, onde o superior, simbolizando o patrão e o ditador, obriga o inferior, que simboliza o empregado ou o servo, a todo tipo de violências psicológicas e físicas, para que o servo se submeta as vontades do patrão ou ditador. Não existe trote solidário, ou qualquer outro termo que se invente, da mesma maneira que não existe estupro solidário. Não existe nenhum trote que seja pacifico... Todos sem exceção são violentos. Por submeter pessoas enfraquecidas e todo tipo de humilhação. É igual ao assedio moral que existe nas empresas. Mesmo quando a vitima, aparentemente, aprova, é uma violência atroz, um descalabro; a vitima, introjeta o crime dentro de si, e se submete a vontade do mais forte e mais violento, como na síndrome de estocomo. Pois a vitima vê nisto um ritual de passagem, distorcido pela brutalidade e a falta de valores éticos e morais da civilização ocidental, e se submete ao criminoso. Leva isto na brincadeira, mesmo porque os valores da vitima também são distorcidos e o respeito que sente por si é muito pequeno.

Nos rituais de passagens dos índios, por exemplo, existe um objetivo e uma função social e ética, isto não é levado na brincadeira, ou uma farra cometida por algumas pessoas, uma maneira de obter divertimento... Existe um contexto social, regras, e toda uma simbologia representativa. Qual é a simbologia do trote?

E o trote sempre foge do controle e o veterano sempre irá se exceder para provar para si mesmo que é superior, que é um Deus, e pode tudo, até mesmo matar uma pessoa com requintes de crueldade, como já aconteceu varias vezes.

E quem pratica o trote pode ser “gentil” quando esta no meio da multidão. Mas este mesmo, delinqüente, se num lugar mais afastado, encontra uma vitima, irá cometer todo tipo de atrocidade, estupros, etc.. .

Se uma pessoa permite ser vitima de trote, violentando o seu livre arbitro e se submetendo a um ser mais forte; isto irá incentivar aquele que pratica o trote a cometer outras violências, muitas destas violências mais graves e ofensivas. Ou seja, a vitima que incentiva este tipo de crime e acha uma brincadeira inocente, vai incentivar novos crimes e abusos mais graves, e até, estará contribuindo, pra provocar a morte de varias pessoas e traumas irreversíveis.

Excessos sempre foram cometidos e sempre serão cometidos enquanto esta pratica animalesca for aceita socialmente. E muitas pessoas, a sua maioria, que sofreram este tipo de abuso, não fazem queixa a policia, o que dá a falsa sensação que não ocorre estes crimes. E as pessoas, que tem algum tipo de problema emocional ou são excessivamente tímidas, que poderão ter traumas que a incomodarão por toda a vida, como eu por exemplo, e nunca mais conseguir confiar na humanidade e irão se isolar ou cometerem suicídios. As pessoas são obrigadas a se submeter a este tipo de violência mesmo quando não querem? Ba minha opinião o trote é um crime hediondo como qualquer outro e deveria dar no mínimo 5 anos de cadeia sem nenhum tipo de privilegio ou abrandamento na pena. Trote mais violentos deveriam dar de 10 a 30 anos de cadeia sem direito a nenhum recurso para diminuir a pena.

As pessoas inteligentes e éticas, se existir alguma no Brasil, deveriam lutar arduamente contra este tipo de violência disfarçada sob o manto de diversão inocente. E proibir em todas as universidades este tipo de manifestação cultural de violência. Que leva, a pessoas sem nenhum conceito ético e respeito ao próximo, a praticar novos crimes contra as minorias enfraquecidas. Sejam eles, mendigos, na forma de “brincadeiras”, racismos e outras minorias, com ofensas e agressões. Num processo que não tem fim. Pois quem aprendeu que é superior, através do trote, levará esta lição para a vida toda, e irá, com uma violência extrema, massacrar e excluir as minorias.

E isto ocorre justamente nas universidades. Onde as pessoas deveriam ter um conceito ético superior e um respeito absoluto ao próximo. Pois daí sairá os futuros médicos, advogados e outros profissionais que cuidarão da população. E que tipo de profissionais a sociedade irá receber? Vândalos, farristas, baladeiros, inconseqüentes e irresponsáveis, que se divertem com as desgraças dos outros, consumidores de drogas, bêbados, que vão para a universidade somente para participar de festas regadas a todo tipo de drogas. É estes o tipo de profissionais que a sociedade quer? A sociedade que vê passivamente todo este tipo de crime acontecer. Na vida destes jovens existem algumas palavras do tipo: responsabilidade, respeito, ética, disciplina, amor, etc. Com certeza não existe. Se todos eles freqüentassem uma universidade privada, tudo bem, desde que eles não recebessem autorização para exercer a sua profissão. Mas quando eles freqüentam universidades publicas, pagas pelos impostos de pessoas honestas e pobres, isto deveria ser inadmissível. Ainda mais, quando existem milhares de pessoas integras, honestas e com idéias éticos, que são barrados pelas universidades só por serem pobres, e nunca tiveram oportunidade na vida. Em minha opinião, o mais importante num profissional, são os seus valores éticos e morais, isto deveria ser imprescindível a todos os vestibulandos. E deveria ter uma prova especifica para calcular a ética, e a inteligência social e emocional. E deverias ser mais importante que matemática, português e demais matérias. Porque quem não tem ética vai usar a física para construir uma bomba atômica e destruir a humanidade. Ou seja, vai usar os conhecimentos adquiridos na uni8versidade, egoisticamente, para finalidades criminosas. Como vem acontecendo com muitos advogados e praticamente todas as outras profissões. No fundo, são mercenários que só pensam em si mesmos. Quem não se enquadrasse, ou cometesse qualquer atentado a ético, por menos que seja, deveria ser expulso imediatamente. O lema das universidades deveria ser: Comprometimento total, ética absoluta ou expulsão imediata.

1 comentários:

Cesar Kadrashi disse...

Em 2001, o estudante de medicina Morris Pimenta e Souza ficou totalmente nu por causa da pressão da água durante uma "mangueirada" na Unifesp.
Em 2002, o calouro de publicidade Felipe Andrade Matos levou uma tesourada no abdome por se negar a raspar o cabelo na UniSantos.
Em 2003, Edson Tsung Chi Hsueh, morreu afogado na piscina da USP durante o trote de Medicina.
No mesmo ano, calouros de veterinária do campus Pirassununga da USP foram obrigados a tomar banho com líquido ruminal (retirado do estômago de gado) e a rolar na lama com estrume de vaca.
Em 2006, um calouro de agronomia foi obrigado a se deitar, sem camisa, sobre um formigueiro na Universidade Federal de Uberlândia