Vida Morta

sexta-feira, outubro 12, 2007

Não adianta nem pensar. E nem insistir. A vida merece ser vivida!? Para a maioria das pessoas a resposta é sim! Mas porque para outras a resposta é não. Todos sofrem, o sofrimento é inerente a condição humana. Porém o meu sofrimento não vai deixar de ser sofrimento porque sei que o outro sofre. Se tiver uma faca no meu peito e depois ver que há duas facas no peito de outro, ou três, isto não vai diminuir em nada o meu sofrimento. Egoismo!? Talvez eu seja necessáriamente egoista? O dia que uma facada no outro doer tanto em mim, como se estivesse no meu peito, então deixarei de ser egoista, ou melhor, todos deixaram de ser egoista. Sem falar que há dor que são visiveis, todos podem ver, saem sangue ou a pessoa grita de sofrimento. E quando o sofrimento é internalizado. E quando a pessoa é introvertida e sofre, sofre tanto que se não fosse tímida gritaria enlouquecidamente. Quem pode quantificar quem sofre mais? Ou, melhor, quem precisa de mais ajuda por estar sofrendo mais. Entendo por um sofrimento, uma dor tão insuportável que te impeça de realizar uma atividade normal. Se uma pessoa quebrou a perna, por mais que ela queira, por mais que ela se esforçe, ela não vai conseguir andar normalmente. Quando uma pessoa sofre, e todos sofrem, mas consegue viver, se relacionar, sair com os seus amigos, trabalhar e realizar todas as atividades do cotidiano; então o sofrimento desta pessoa é "suportável". Agora, quando a pessoa deixa de trabalhar, de se relacionar, de cultivar amizades, de sair, ou fica trancado no final de semana inteiro em casa num quarto; não consegue lidar com as atividades do dia a dia, por medo, por insegurança, e se isola do mundo; vivendo numa carência afetiva brutal, com complexo de inferioridade, etc, então o sofrimento desta pessoa é muito maior. Eu não deixo de fazer tudo isto por simples opção, como se eu quisesse ser assim, ou ter nascido assim, e o meu sofrimento que me impede de VIVER não é ILUSÃO, ele existe... E por o meu sofrimento não ser visível, e eu não fique o dia inteiro chorando, as pessoas pensam que sou normal, e me consideram um "farsista", ou um moloide, ou vagabundo, sei lá, as pessoas não conseguem compreender o que é ansiedade antecipatoria. O que é tremer, perder a fala, transpirar, sentir todo o corpo tenso, e um milhão de preocupações surgindo na mente; sentir-se extremamente frustrado, decepcionado consigo mesmo, por estar mudo. E as pessoas não consegue entender o meu sofrimento e a minha solidão! Se fosse tão fácil mudar eu mudaria, se não fosse quase impossível eu mudaria. Não dá nem pra explicar para uma pessoa que não tem Transtorno de Ansiedade Social, como é difícil mudar.

0 comentários: