2-1 Um homem de mil fases

sábado, dezembro 02, 2006

Agora vou tentar enumerar e definir as minhas fases, a qual venho passando por este tempo. Uma fase pode durar dias, semanas, ou meses e anos – isto é variável. Quando uma fase termina, geralmente, aparece outra; ou, surgi um grande “branco” onde fico momentaneamente imobilizado, em estado de torpor. Uma fase terminada fica em estado (tive que usar esta palavra de novo, infelizmente) de latência, a sua força é diminuída e tende a desaparecer. O surgimento de uma nova fase muda totalmente a minha disposição (estado de espírito), pensamentos e cria novas perspectiva amplia os meus horizontes.

Uma das fases mais “complicadas” e difícil que passei foi quando estava com depressão. Perdi a vontade de fazer tudo o que eu gostava. Ficava o tempo todo dormindo: acordava para o café da manhã e depois voltava a dormir, só acordava na hora do almoço e depois voltava a dormir até as 5:30 PM, quando ia tomar banho e assistia TV até ‘as 8:30 PM, quando voltava a dormir e acordava ‘as 10:00 PM assistia TV novamente até à 12:00 AM, e depois voltava a dormir. O fato de eu acordar para comer e assistir TV era muito mais para não “preocupar” a minha mãe, e fingir que tudo estava bem. Se dependesse de mim, eu ficava o dia inteiro dormindo. Para levantar eu tinha uma dificuldade terrível. O meu corpo se encontrava mole, cansado, pesado, com letargia, não tinha energia para fazer nada e ficar acordado era um sacrifício enorme. Tinha a sensação que ia desmaiar a qualquer momento, até mesmo para escovar os destes e tomar banho era extremamente difícil. Não sentia vontade de comer nada, precisava empurrar o alimento para dentro da boca, para que e ninguém da minha família desconfiasse de nada. Não conseguia andar direito, tinha a impressão que não possuía energia e ia desmoronar. Quando dormia eu sentia um prazer enorme, uma grande felicidade; adorava ficar sonhando... precisava ficar num estado de letargia, entre a vigília e a consciência, era uma sensação de paz necessária para cessar a dor da existência. Eu pensei que nunca mais ia passar esta fase e precisaria conviver com ela até o fim da minha vida. Não sei exatamente o que aconteceu para a minha depressão acabar, não sei se foi o Anafranil ou se foi quando decidi comer menos e fazer regime e ginástica. Até hoje tenho medo que esta fase retorne. As vezes, quando deito na cama, aquela sensação volta e para sair deste estado preciso fazer um esforço enorme.

Fase do Orkut: não conhecia o Orkut quando entrei nele fiquei enlouquecido e pensava nele a todo o momento. Ficava idealizando mil planos que poderia ser executado. E mil maneiras de conhecer pessoas novas. Vivi uma fase intermediária entre o frenesi e a decepção, pois não conseguia aumentar o meu numero de amigos porque tinha muita vergonha de me expor no Orkut. Esta fase foi diminuindo e agora está num estado razoável.

Houve a fase do regime. Quando precisava emagrecer imediatamente. Fazia – e ainda faço – ginástica feito louco. A cada semana diminuía a quantidade de alimento consumido. Pensava em tomar anabolizante para ficar musculoso e agradar as mulheres. Queria alterar totalmente a minha dieta, queira parar de consumir açúcar, e comer somente alimentos naturais, tirar todos os alimentos industrializados a minha dieta. Esta fase foi alterada radicalmente. Hoje não tenho aquele imediatismo, estou muito mais relaxado. Algumas alterações que fiz nesta época ainda continuam, como: ginástica todos os dias, de segunda a sábado, porem com menos rigor; parei de comer bombons e bolacha e outros produtos industrializados; como menos (arroz) no almoço e no jantar, só que como muito mais do que antes – no auge desta fase eu comia duas colheres de arroz -; continuo a comer frutas.

Existiu a fase da fotografia. Quando pensava em ser fotografo. Nesta fase ficava observando as imagens da televisão; as sombras, onde vinha a luz, o enquadramento, etc... Analisava as imagens e as fotografias para captar a essência da foto e como fazer uma foto maravilhosa. Pesquisei sites na Internet, com fotos e com dicas para fotografar melhor. Comprei uma revista de fotografia. Esta fase diminui bastante e agora só fotografo no centro de convivência. Mas o interesse enorme que eu tinha acabou.

A fase que queria namorar imediatamente. E a minha vida dependia de arranjar uma namorada urgentemente. Pensava nisto o tempo todo (fico obsessivo). Queria emagrecer e ficar musculoso para arranjar uma namorada. Pensava em mudar o meu visual para conquistar uma mulher. E usava o Orkut e outros sites de relacionamentos para encontrar uma mulher. Fiquei apaixonado pela Andresa. Esta fase diminuiu bastante, mas ela ainda existe e mim. Aquela euforia inicial já acabou e aquele sentido de urgência acabou.

Tive e ainda tenho um pouco a fase do Blog. No inicio era muito maior, mas o interesse agora e bem menor, esta num ponto de equilíbrio. Eu espero que esta fase não termine e desista de continuar o Blog. Preciso analisar porque estes meus interesses terminam abruptamente. E todo o conhecimento adquirido é desperdiçado.

Uma fase antiga. Fase do teclado quando queria aprender a tocar teclado. Lia revistas de teclado, tinha aulas de teclado. Pegava partituras musicais na internet e imprimia. Tinha vários programas de edição de áudio, como o Encore. Fazia coleção de arquivos mid, editava-os , e criava uma partitura e imprimia para tocar posteriormente. Ficava o tempo todo “tocando” teclado (de mentira) na mesa, no sofá e inventava mil maneiras de tocar, alterando as seqüências dos dedos. Imaginava a partitura e as notas: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, e a posições de cada nota na partitura. Lia partituras o mais rápido possível para ler uma musica com fluência. Estudava teclado três horas por dia. Esta fase acabou totalmente e tudo que eu aprendi esqueci. Houve dificuldades, não consegui atingir o nível de excelência que queria, fiquei deprimido, entrei num estado de depressão e fiquei com grande aversão do teclado.

Hoje estou vivendo fortemente e obsessivamente a fase html. Descobrir que posso alterar o meu blog. E estou mexendo no código html de formatação. Estou adicionando um monte de brinquedinhos. Estou traduzindo para o português. Estou colocando links, sites, etc.. Fico muito tempo consultando o help do blogger, sempre a procura de uma novidade. Pretendo alterar o layout do Blog, colocar outras cores, alterar as posições, colocar links alternativos, alterar o sidebar, etc. Também quero aprender, atualmente, web designar para criar sites sensacionais. Porem, sei, que, infelizmente, esta fase vai, indubitavelmente, acabar e tudo que eu conquistei e aprendi será perdido... e não conseguirei explorar ao máximo as possibilidades e nunca vou alcançar a maestria em uma determinada área. E isto me deixa extremamente magoado e preocupado. Pois eu idealizo tudo e não consigo colocar tudo que eu idealizei na realidade.

Fase Linux – Nesta fase eu ficava o tempo todo pensando no linux. Instalava varias distribuições. Alterava a aparência da minha interface gráfica (KDE). Tinha que instalar o drive do win-modem e isto era extremamente difícil. Tinha que montar a parição do Windows para ter acesso aos arquivos (meus documentos). Acessava todos os sites de linux a procura de informações. Fazia downloads de temas, ícones; e ainda por cima precisava compilar os arquivos dos temas. Fazia downloads de screen das telas do KDE para ver as novidades da nova versão. Esta fase durou muito tempo. Mas agora ela está terminada. No meu computador eu tenho uma distribuição instalada, mas eu não uso. Nem mesmo o modem funciona, devo compilar o drive do meu novo win-modem e não tive coragem pra fazer isto. Alem disto, para mim, esta mais difícil adquirir uma nova distribuidora.

Fase musica clássica: Nesta fase eu estava totalmente voltado a musica clássica. Ficava como um louco procurando em todas as lojas de cd, novas obras, novos cds, novos compositores, para completar a minha coleção. Ouvia vários cds por dia, pelo menos uns três. Esta fase durou muito tempo. Hoje eu continuo ouvindo musica clássica e me interesso muito. Mas não fico procurando novas obras, e raramente compro cds:antigamente, todo mês eu comprava pelo menos uns 5 cds.

Eu vivi, nestes últimos tempos, uma infinidade de outras fases e agora vou enumerar algumas fases: photoshop e editores de imagens, fase do cartão de visita, fase poesia (esta fase cai e volta a décadas), escrever uma peça de teatro ou um livro, fase deskmod (mudar a aparência do meu computador), escrever artigos (esta é atual), jogos de computador, analisar a maneira como escrevo (fase atual), perceber como as pessoas e principalmente os personagens da TV falam e transformar isto em texto escrito (fase atual), fase que mistura desenho com poesia (fase novíssima), existe uma seria de outras fases mas a minha memória é péssima e não consigo me lembrar de todas.

Fases diversas: Todo mês comprava as revistas Amaluz e Ano Zero de metafísica, colecionava revistas de ciência Super interessante, Galileu, fase interrompida. Fazia coleção de revistas de informática: Info Exame, Byte, e outras: de vez enquanto, dependendo do assunto compro uma revis de informática. Fase de jogos de computadores: Colecionava uma revista de vídeo game, cd expert. Que todo mês vinha junto um jogo. Lia as resenhas dos games e ficava sonhando cem obter os jogos. O dia inteiro jogava os jogos e quando um jogo acabava comprava outro. A pouco tempo atrás eu estava jogando Diablo II e Neverwinter Nights, ai veio a fase do orkut, do blog, etc e parei de jogar.

Ribeirão Preto, 29/11/2006 - 11:00 PM


0 comentários: