Fluxo dinâmico de um texto

sábado, março 10, 2007

Eu tento, neste artigo, procurar soluções, inicialmente para mim, para resolver problemas na ordenação de um texto. A pesar de não ter nenhum conhecimento prévio a este respeito. Usando a criatividade e a lógica. Os meus textos são muito bagunçados e vão de um lugar a outro sem nenhuma explicação. Porque eles não têm uma definição, é um pensamento bruto que não foi dilapidado. Com isto existe incoerências. Tudo por causa da metodologia que uso, ou, os limites a qual o meu cérebro funciona sem agravar ou criar perturbações internas, relacionada a auto-estima baixa e complexo de inferioridade e outros.

A primeira sentença que deve existir num texto é o assunto principal ou o enfoque que se dará no texto. Depois de descrever o assunto resume-se a sua problemática. Desta maneira: assunto ► explicação sobre o assunto. Depois o assunto vai girar entre possibilidades ou soluções e impossibilidades ou dificuldades na resolução do problema. Posteriormente há os efeitos secundários, ou terciários, assim por diante, e as soluções ou impossibilidades, desta maneira: Efeito secundário ► causas se for necessário ► soluções ou impossibilidades. Neste ponto pode-se colocar quanto itens forem necessários. Há também os chamados desdobramentos. Que é uma espécie de reviravolta do problema a qual o assunto gira, ou um complemento dos efeitos secundários, este item pode ser considerado opcional. Funciona desta maneira: Primeiro desdobramento ► causas ► efeitos ► replica das causas ► replica dos efeitos ► soluções ou impedimentos. As replicas foram utilizadas apenas como exemplos de como os itens podem ser variados com novos dados.

Para um tema for considerado bom deve-se pensar em toda a sua causalidade e os efeitos e posteriormente a solução ou impossibilidade. Deve-se observar todos os ângulos de uma questão pormenorizadas, num esquema lógico. Deve-se também conter a tese e a sua antítese. Para que na justaposição dos dois conceitos observe com claridade e imparcialidade, sem que o lado emocional venha prevalecer sobre a racionalidade.

O texto ficara da seguinte maneira: Assunto ► descrição do assunto ► causas ► efeitos ►soluções ou impedimentos ► efeitos secundários, terciários, etc. ► desdobramentos ► resumo ►conclusão ou desfecho do texto. Este é mais ou menos a minha idéia de como um texto deve funcionar. Mas não é uma receita pronta, ela pode sofrer variações, dependendo do assunto e o desejo do autor, e partes deste ciclo pode ser suprimida propositalmente para obter um efeito emocional ou reflexão. Nos filmes europeus e muitos livros consagrados, o autor não termina, deixa o fim em aberto... E muitas vezes não dá descrições precisas sobre o problema ou tema, ele conta uma faixa de tempo de seus personagens que começa pelos efeitos e possíveis desdobramentos e o final não é oferecido ao telespectador, muitos ficam decepcionados com o filme e não entendem nada, mas o propósito do autor, neste produto é promover a reflexão... Invertendo a linearidade: Causa ► efeito ► causa ► efeito ► soluções ou impedimentos ► causa ► efeito... E isto causa muita estranheza em quem não está acostumado a lidar com os desdobramentos que uma obra pode causar na nossa vida. Quer que exista um começo, meio e fim, muito bem definido, até mesmo para que ele não precise pensar muito e não saia incomodado, porque o personagem principal morreu ou o final não é tão feliz quanto se imaginava. E este sentido, apesar de parecer ilógico, e mais parecido com o próprio desenrolamento da nossa vida, onde as causas desconhecemos e as conclusões não aparecem claramente, a não ser na morte.

Num texto cientifico, a clareza, a lógica, a descrição detalhada, e a linearidade são necessárias, assim como tos os elementos descritos acima. Mas num texto artístico, como num romance, ou conto, isto não é tão importante, porque o impacto emocional, o sentimento de incomodo, ou reflexões e mais importante que a pura lógica, só é necessário ter coerência e ser verossímil dentro do universo criado. E num texto cientifico a razão deve prevalecer sobre a emoção.

Introdução ► assunto 1 ► assunto 2 ► assunto 3... ► Finalização. Podem-se criar quantos esquemas forem necessários para dar vida a um texto. Começo ► afinidade 1 ► afinidade 2 ► afinidade 3 ► oposto ► semelhante ► semelhante ► oposto ► semelhante ► oposto ► analogia ► relação ► tese ► antítese ► conclusão.

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